quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Relatos da primeira missa tridentina em Betim

Prezados amigos,


Salve Maria!


Estou devendo aos senhores um relato sobre a primeira missa tridentina na cidade de Betim/MG.



Tivemos alguns atropelos às vésperas da missa com relação à divulgação e publicação da Santa Missa aqui em Betim e de certa forma, esperávamos muito menos fiéis do que os que compareceram.


Na quarta feira, no dia, as 18:20 começaram a chegar as primeiras senhorinhas que, com olhos bastante aflitos de contentamento aguardavam o padre chegar no interior da Igreja para que pudessem se confessar e comungar o Cristo dignamente.


Flores e velas sobre o altar, castiçais antigos assim como o missal. Tudo bem disposto à espera do padre e dos fiéis.


Aos poucos os fiéis iam chegando enquanto o pequeno coral relembrava os cantos fora da Igreja. Cantamos cantos populares mesmo. Deixamos o gregoriano para a próxima missa (que, se Deus quiser, será em breve).



A capela começou a encher e lá tinham pessoas que não sei como ficaram sabendo da missa, visto que, como havia dito, tivemos contratempos a despeito da publicação da Missa. Catequistas (isso é muito bom!), pessoas de outras pastorais da Igreja, e pessoas de Contagem/MG vieram adorar a Deus, oferecer-se em ação de graças, expiar os seus pecados e suplicar a Deus bens e graças em favor da sua salvação.


Nisso, a capela já estava super-lotada. Tinha pessoas de pé e até para fora da capela, mas ninguém queria perder uma missa neste imemorável rito. A capela ficou apertada para tanta gente. O silêncio antes, durante e até DEPOIS da missa era inigualável!!


Iniciada a Santa Missa com o toque da sineta, todos de pé, algumas senhoras de véu à cabeça, todos de olhares atentos começa respondendo a primeira frase: in nomine Patris... Algumas pessoas pareciam já conhecer o rito, pois respondiam à missa com uma certa propriedade. Outras acompanhavam a missa pelos ordinários que lhes foram dados.


A missa prossegue num silêncio invejável! Via-se a piedade nos olhos do povo e a atenção em cada gesto e palavra do padre. Na hora da comunhão, genuflexório posto e patena de comunhão para os fiéis comungarem o Cristo todo inteiro.


A missa termina como começou: num silêncio maravilhoso. E mesmo depois que o padre se retira da Capela, o povo permanece lá em silêncio para as últimas ações de graças.


Depois da missa, muitas pessoas vieram perguntar o porque daquilo, o porque daquilo outro... Outras pessoas emocionadas vieram contar como se sentiram e do que recordavam. Com a graça de Deus de da Sua Beatíssima Mãe, tudo correu na mais perfeita ordem.


Assim que tiver em mãos as fotografias, posto-as.


O fotógrafo que nos deu a honra de fotografar a santa missa gratuitamente foi o Cássio Mello. Ele é fotógrafo profissional e artista gráfico e nos ajudou bastante registrando a primeira missa tridentina em Betim que ficará na memória pelos séculos. Os contatos do Cássio são: (31) 8647-7941, (31) e cassiomello@ymail.com.


Para finalizar, tenho notícias quentíssimas sobre a missa tridentina aqui em Betim, mas conto num próximo post.


Agradecemos em especial ao Padre Jair e ao Rafael Horta (com sua esposa e sua mãe) que nos ajudaram e nos ajudam bastante aqui em Betim e aos coroinhas Luiz Felipe e Lucas Ribeiro.


Agradecemos, sobretudo, à Deus e à Sua Santíssima Mãe pelo privilégio de poder ver o Seu Filho sendo imolado mais uma vez sobre o altar num rito de mais de vinte séculos!



In Iesu et Maria!



-Geovanne Moreira

3 comentários:

  1. Parabens Geovane...Estamos muito felizes por você..Quanto aos contratempos, acontecem mesmo..
    O mais importante de tudo é o coração estar preparado, sem nada nem ninguém que impeça a nossa integral rendição à Deus.

    ResponderExcluir
  2. Contem com minhas orações! Me avisem da próxima missa e vamos marcar um encontro com os fiéis aí de Betim-MG.

    ResponderExcluir
  3. Graças a Deus correu tudo bem. O que pedimos, neste momento, são orações de ação de graças e súplicas à Deus. Deus nos conserve no coração reto.

    ResponderExcluir